A DAE- Divisão de Agua e Esgoto estão colocando à disposição de todos os seus clientes informações sobre a qualidade da água consumida. Essas informações são mensais e estão disponíveis nanas faturas e no posto de Atendimento ao Cliente que a empresa possui.
Além de um rigoroso processo de tratamento, todos os dias a DAE- Divisao de Agua e Esgoto realiza dezenas de análises da água consumida em Nova Santa Helena, no laboratório da empresa, localizado na Estação de Tratamento de Água. As amostras são coletadas em mais de 20 pontos espalhados por todo sistemas de abastecimento do município..
No laboratório são realizados exames de parâmetros da cor, turbidez, cloro residual, pH, coliformes termotolerantes e coliformes totais sao exames que não podem ser feitos no laboratório da empresa e são enviados para um laboratório terceirizado, localizado em Cuiaba-MT. O trabalho desenvolvido no laboratório da Agua de Nova Santa Helena segue a Portaria Nº 2.914 de 12 de Dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, e os resultados são enviados mensalmente para a vigilância sanitária Municipal.
PARÂMETROS UTILIZADOS NAS ANÁLISES DE ÁGUA
Análise Bacteriológica: O objetivo do exame bacteriológico da água é fornecer informe a respeito da sua potabilidade, isto é, ausência de risco de ingestão de microorganismos causadores de doenças, geralmente provenientes da contaminação pelas fezes humanas e de outros animais de sangue quente. As bactérias do grupo coliforme constituem o principal indicador de contaminação microbiológica da água. Uma água, para ser potável, não pode conter bactérias do grupo coliforme e, principalmente, coliformes termotolerantes, pois a presença destes indica o risco potencial da ocorrência de bactérias patogênicas